Essa doença se caracteriza por uma curvatura do pênis, de causa desconhecida, que afeta quase 1% dos homens. Essa curvatura peniana pode dificultar e até mesmo impedir a penetração.
O pênis pode adquirir um desvio para cima, para baixo ou para os lados. Em casos mais complexos, pode ter dois desvios Ao contrário da curvatura congênita, quando o homem já nasce com o pênis desviado, a doença de Peyronie se caracteriza por uma progressiva alteração do eixo do pênis ereto, quando uma curvatura se faz em torno de uma área calcificada.
A origem desta calcificação ainda não foi determinada, mas a teoria mais recente atribui como motivo os pequenos e repetidos traumas que ocorrem na parte fibrosa quando o homem tem relações sexuais com o pênis parcialmente ereto, causando pequenas dobras sempre no mesmo lugar. Nestes pontos, acontecem pequenos sangramentos que a cada cicatrização formam fibroses, produzindo a calcificação deformante.
A doença de Peyronie acomete homens de qualquer idade, de qualquer raça e de qualquer classe social. Sua evolução pode demorar anos ou se dar em poucos meses. Observamos que muitas vezes a curvatura evolui até determinado nível e depois se estabiliza sem evoluir mais. Às vezes até diminui espontaneamente.
Muitas vezes as ereções vêm acompanhadas de dor, que combinada com a curvatura, pode abalar a tranqüilidade e a segurança do homem e provocar uma disfunção erétil.
Como a causa não está totalmente definida, os tratamentos ainda baseados na experiência de cada médico. O tratamento clínico inclui o uso de vitamina E, Potaba (para-aminobenzoato), injeções de corticóides, colagenase, dimetil-selfoxida e bloqueadores de cálcio. A radioterapia também é tentada, mas com resultados pouco significativos.
O tratamento cirúrgico é o que mais rapidamente resolve o problema e que tem melhores resultados. Pode variar desde a retirada da placa com colocação de enxerto orgânico ou sintético, ou apenas um encurtamento do outro lado do pênis, que assim fica retificado.
Algumas vezes a cirurgia é complementada com a colocação de um par de próteses penianas. No meio médico, o tratamento cirúrgico é o que melhor atende às expectativas dos pacientes.
O ideal é que a pessoa marque uma consulta, inicialmente, para ser examinado por um urologista.
Exemplos de curvaturas típicas da Peyronie
Fonte: IG Jovem
Sugestão sobre o tema: Du